quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Como se preparar para viajar

Como se preparar para viajar
Para o presidente da Associação das Agências de Viagem do Distrito Federal (Abav-DF), Carlos Vieira, continua valendo o conselho de sempre para quem quer viajar aos Estados Unidos: solicite o visto com a maior antecedência possível. “Quem está indo para o exterior precisa se preparar com antecedência. Programe-se para tirar o visto antes de qualquer coisa, porque, se o visto for negado, você ainda terá um prazo para solicitá-lo novamente”, recomenda.

Vieira esclarece que não é necessário — nem recomendável — ter comprado passagem aérea nem hotel antes da entrevista. Ele lembra que o solicitante deve ficar atento apenas aos documentos exigidos nas regras da embaixada americana. “Às vezes as pessoas são induzidas a comprar passagem, hotel, seguros e uma série de serviços antes de fazer a entrevista, porém esses ter esses comprovantes em mãos não fará diferença na emissão do visto”, explica.

Não existe um “roteiro” na hora da entrevista, mas ela costuma ser rápida e objetiva. Geralmente as perguntas são: “O que pretende fazer no país? ”, “Quantos dias vai ficar? ”, “Já viajou para o exterior? ”, “O que você faz no Brasil? ”, entre outras. Se o visto é aprovado, o prazo médio para a entrega do visto é de sete dias. Se o visto for negado, após uma semana é possível solicitá-lo novamente, mas, para isso, é preciso pagar uma nova taxa de solicitação.

De acordo com a Embaixada Americana, o Brasil está entre os 10 principais países que enviam viajantes para os EUA. Em 2016, mais de 840 mil brasileiros tiveram a nação norte-americana como destino. De 2012 a 2015, a Embaixada dos EUA em Brasília e seus consulados gerais em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife emitiram, por ano, mais de 900 mil vistos de não imigrantes. No entanto, a taxa de recusa de vistos de visitantes brasileiros também subiu. Em 2016, 16,7% das solicitações de brasileiros foram recusadas pela embaixada americana. Um aumento de 5,36%, se comparado com 2015.
Passo a passo para tirar o visto americano
Veja abaixo o passo a passo de como tirar o visto de não imigrante, que inclui os vistos de turismo, estudante e de negócios:

1. Preencher o formulário


O primeiro passo é preencher o formulário de solicitação de visto DS-160. As perguntas estão em inglês, mas, ao posicionar o cursor sobre elas, aparece uma tradução. Ao fim de cada página, salve as informações e guarde o número do "Application ID" para entrar novamente no formulário. Ao terminar o processo, é importante imprimir a página de confirmação. As dúvidas sobre o preenchimento do formulário podem ser esclarecidas aqui.

2. Agendar a entrevista

Depois de preencher o formulário, é preciso agendar a entrevista. Para isso, cadastre-se no site e siga o passo a passo de agendamento ou ligue para os telefones de contato desponíveis na página da embaixada. É importante ter em mãos a página de confirmação do formulário DS-160, com código de barras, e o número do passaporte.

O tempo de espera para a entrevista varia de acordo com o local escolhido. Após o pagamento concretizado e de posse do “Nosso Número”, é hora de agendar a data de entrevista no consulado e, em seguida, a data para coleta de dados (foto e impressões digitais) nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto USA (CASV), que é feita antes da entrevista.

No meio do processo, você terá que pagar a taxa de solicitação do visto, que custa US$ 160, no caso dos vistos de turismo e de negócios. Confira taxas para outros vistos em http://usvisa-info.com/pt-BR/selfservice/us_fee_payment_options.

3. Ir ao CASV
No dia agendado, vá ao CASV com o formulário, o passaporte e o comprovante de pagamento da taxa. Lá, serão recolhidas as impressões digitais e será tirada uma foto.

Não é permitido entrar com bolsas ou mochilas no recinto, e não há local para guardar esses pertences dentro do centro. Quem estiver com eles precisa deixá-los no carro ou em guarda-volumes privados, que costumam cobrar pelo serviço.

4. Ir ao consulado

No dia da entrevista, é preciso ir à Embaixada em Brasília ou a um dos consulados, em São Paulo, Rio de Janeiro ou Recife, levando o passaporte e a página de confirmação do formulário DS-160. Para mais informações, consulte a página http://brazil.usvisa-info.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário