quinta-feira, 28 de abril de 2011

Ninita - 100 anos

continuação...

Ainda agora recebo de Isoca, por ele gravada em fita magnética, ao piano, deliciosa reminiscência sonora ou seja, duas dezenas de músicas do tempo da cena muda... Cinema Vitória, Isoca tocando; cine Guanabara, Ninita se exibindo. Tenho reavivado lembranças queridas do distante mundo róseo dos meus doze, treze, catorze anos. Lembranças de Ninita tocando, deleitando platéias que fruiam belos momentos de bons filmes e boas músicas; de Ninita se exibindo, conquistando o eleito de seu coração, o colega de quarteto, depois seu esposo, Miguel de Oliveira Campos.

Na infância e na adolescência, é logico, Ninita teve vida escolar também. Fez primário no Grupo Escolar e supletivos nas escolas do Prof. Altino Mendes de Nóvoa e Fênix Caixeiral. "Mãos de anéis", aprendeu filé com as irmãs Salgado e bordado, corte e costura com D. Rosinha; mas disso guardo apenas imagens esparsas e pouco nítidas.

Maria Annita (Dias da) Fonseca de Campos foi artista completa, tanto na sensibilidade quanto no virtuosismo. Quando se exibia sentia-se nela a presença de uma artista que se impunha com autoridade no teclado e como possuidora de inconfundível personalidade artística. De seu repertório de clássicos faziam parte Valsas, Noturnos e Estudos de Chopin. Mozart não lhe era desconhecido. E dada a necessidade de acompanhar Joaquim Toscano nas suas exibições líricas, conhecia as partituras completas das óperas "Il Guarany" de Carlos Gomes; "La Bohème" de Puccini e "Aida" de Verdi e vários trechos de "Pagliacci" de Leoncavallo; "Rigoleto" de Verdi; "Tosca" de Puccini; "L'Elisir d'Amore" de Donizetti; das operetas "Gheisha" de Sydney e "Viúva Alegre" de Franz Lehar, sendo que esta inteiramente também. A protofonia de "Il Guarany" fez parte de vários líteros-musicais de que participou. Repito: foi artista completa tanto no virtuosismo quanto na sensibilidade.
............................................................................................................
Foi assim Maria Annita menina, adolescente e moça feita. Um dia casou-se e "entrou em compasso bissexto". Nestes 34 anos de venturosa união, por insistência de Wilson, apresentou-se em público três ou quatro vezes, assim mesmo com ele ao piano em números a quatro mãos. Por que? Nasceu Salete e a pianista a partir daí deixou de ser pianista para ser apenas MÃE. E grande mãe! Retrato fiel de nossa mãe!...
Vilmar Dias da Fonseca
São Paulo, setembro de 1973.
..................................................
A filha Lourdes, diz:

E eu complemento: MÃE maravilhosa, que soube semear a bondade e a justiça; soube vivenciar a caridade; soube amar e educar os filhos. MAMÃE foi irretocável em tudo que fez. Soube cumprir sua missão de forma ímpar. Esposa exemplar, dona de casa responsável, professora (piano e datilografia) dedicada...
AVÓ e BISAVÓ muito querida.

Obrigada, meu Deus, por essa mulher maravilhosa que nos emprestaste por longos 95 anos. E pelo PAI que mais cedo levaste, aos 77 anos de idade.

Belém, 27/04/2011
--

Annita nasceu em MAIO, mês das flores, mês de Maria, mês das MÃES...
Filha de José Agostinho e Anna, não é de se estranhar que tenha começado seus estudos de piano, com o pai, aos 8 anos de idade. Naquela casa, respirava-se música...Cresceu, casou-se com Miguel, seu colega de orquestra e constituiu família. Foram 8 filhos, 7 vivos, que lhe deram netos e bisnetos.
Mulher tímida, de baixa estatura... mas uma gigante no pensar e agir.
Admirável em todos os aspectos.
Maravilhosa!
Inesquecível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário